domingo, 16 de setembro de 2012

Quando a realidade bate à sua porta


            “Eu acho que irei votar naquele candidato. Não. Acho melhor votar no outro. Ou será que voto no mesmo?”
            Chega de eu acho isso ou eu acho aquilo! Ou se tem certeza ou não tem.
            Eis aqui o motivo pelo qual eu, você e uma legião de pessoas estamos cansados de olhar para os lados ou ligar a TV e ver um mundinho artificial. Vamos à luta pelo que é nosso por direito.
            Está disposto a se levantar daí e fazer ao menos uma coisa que pode mudar tudo? Está disposto a levantar a sua voz mesmo que ninguém o escute? Uma hora alguém vai escutar, não se preocupe.

            Educação
            Escolas sujas, cheias de alunos rebeldes, carteiras quebradas, professores sem o mínimo de interesse em ensinar, etc., etc. e etc. Como se quer alcançar a base primordial para a vida de todo cidadão desta forma? Educação não é uma coisa que se compra ali na esquina. Não pense que passando no final do ano está bom, porque não está.
            Imagine alguém que só estudou até o sétimo ano e depois disso largou a escola. O que essa pessoa sabe sobre o mundo? Nada.
            “Mas é vivendo que se aprende.” Discordo. Você sabe sobre o mundo onde vive? Sim ou não? Acho que a resposta é não.
            Uma aluna criou um site onde ela fez reclamações sobre sua escola e foi criticada pela direção.
            Veja o que temos aqui: uma opressão à liberdade de expressão. Acha que se ela não tivesse feito isso teria mudado alguma coisa? Não. Continuaria a mesma coisa ou talvez piorasse. E é isso que devemos fazer: nos expressar. Só assim as coisas tomarão o rumo certo.
            Voltando ao assunto, mesmo que uma escola seja formada por alunos rebeldes e completamente ignorantes, algo precisa ser feito para mudar isso. Um professor tem que entrar numa sala de aula e ser respeitado, mas também precisa fazer a sua parte, dando aulas de verdade.
            Não adianta chegar e ilustrar o quadro com palavras sem nexo e pronto, ou passar três páginas do livro para os alunos copiarem. Você concorda comigo?
            Se você é professor, dê uma aula diferente, explique a matéria com palavras fáceis, coloque piadas relacionadas ao assunto no meio, leve seus alunos para a biblioteca, lugar onde o silêncio é obrigatório, colocava um filme ou vídeo para eles verem e tirarem suas próprias conclusões, junte a turma toda para fazer alguma coisa pela escola. Seja professor.

            Saúde
            Você deve saber alguma coisa sobre saúde, não é? Hospitais sem médicos, pessoas morrendo no pronto-socorro, o de sempre.
            Mas você precisa saber mais ainda.
            Eleições. Promessas. Exigências.
            Obras, obras e mais obras. Querem construir mais não sei quantos hospitais. Por que isso se está faltando médicos?
            Numa edição de um programa da SBT, foi revelada a realidade das clínicas psiquiátricas.
            Os pacientes, que deveriam receber toda a atenção possível, são tratados como animais, ou talvez pior, vivendo em condições desumanas, ignorados até mesmo pela família. As camas não têm colchões, eles andam nus pelos corredores por falta de roupas, sentem frio.
            Os corredores estão sujos de fezes e vômitos, um cheiro insuportável que causa mal estar (para ser mais precisa, enjoo). Acredite se quiser mas, por falta do que comer, muitos pacientes se alimentam das fezes e dos vômitos, outros comem os insetos e ratos que encontram. Alguns morrem por estar com a saúde debilitada, trabalham pesado, a mando dos funcionários, que os tratam com total desprezo, só para ganharem um copo de café frio.
            Alguns apanham todos os dias, e choram muito. São humilhados. Gritam de fome. Imploram, se arrastando no chão, por um único pedaço de pão.
            Veja este vídeo: Situação de pacientes em clínica psiquiátrica
            Parece que estamos diante de um universo que esteve o tempo todo escondido diante dos nossos olhos. E é humilhante.

            Trabalho
            Quando você ou seu pai chega cansado do trabalho, sentem-se cansados devido à agitação do dia.
            Ninguém gosta de trabalhar muito para no final de tanto esforço ganhar pouco.
          Muitos trabalhadores procuram mais de um emprego só para conseguirem sustentar a família, não acho isso muito justo, já que todo trabalhador tem sonhos. Não sonham em ficar pagando contas no final do mês e sim em dar uma vida melhor para o filho ou comprar um carro para a família ou ainda em reformar a casa. É isso, não adianta pensar que o dinheiro que conseguimos com muito suor deve ir parar direto nas mãos daqueles que nem precisam de verdade.

          Está na hora de escolher de que lado você vai ficar, só deixando claro aqui, que a escolha é uma só. Escolha o seu e faça alguma coisa pelo seu país.
            Vai ficar do lado daqueles que olham de cima e ignoram os fatos ou do lado daqueles que vivenciam os fatos?