terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Feliz Natal pra todos os idiotas que acreditam em qualquer coisa!!!

 Feliz Natal para os leitores deste blog e que 2013 seja um ano com estilo.
Bom, o verdadeiro assunto da postagem é o Fim do Mundo.


Para todos aqueles que acharam que a Terra iria realmente cair em ruínas ou que iríamos todos morrer devido a um meteoro gigante, ou até mesmo para aqueles que pensaram que poderia ocorrer um Dilúvio:
EU REALMENTE ACHO TODOS VOCÊS UNS VERDADEIROS IDIOTAS.
Desculpe minhas palavras, mas não dá para suportar pessoas assim. Como me disse um padre uma vez: "Quem somos nós para decidir quando o mundo vai acabar?".


Aliás, o que o dia 21 de dezembro de 2012 tem a ver com as 11 horas e 11 minutos e com o total de visualizações do clipe do coreano Psy? Alguém me responde?
Você pode estar rindo, mas isso é sério, teve gente que cometeu suicídio.
Desista. Tudo o que estiver na internet referente ao "Fim do Mundo" é mentira.
Tudo o que você precisa saber sobre esse "evento" está em Apocalipse, na Bíblia. Agora... quem souber interpretar direitinho o que está escrito nesse livro, sem omitir ou acrescentar algo, me avise, ok?
Bom, até a próxima postagem, meu caro.


domingo, 16 de setembro de 2012

Quando a realidade bate à sua porta


            “Eu acho que irei votar naquele candidato. Não. Acho melhor votar no outro. Ou será que voto no mesmo?”
            Chega de eu acho isso ou eu acho aquilo! Ou se tem certeza ou não tem.
            Eis aqui o motivo pelo qual eu, você e uma legião de pessoas estamos cansados de olhar para os lados ou ligar a TV e ver um mundinho artificial. Vamos à luta pelo que é nosso por direito.
            Está disposto a se levantar daí e fazer ao menos uma coisa que pode mudar tudo? Está disposto a levantar a sua voz mesmo que ninguém o escute? Uma hora alguém vai escutar, não se preocupe.

            Educação
            Escolas sujas, cheias de alunos rebeldes, carteiras quebradas, professores sem o mínimo de interesse em ensinar, etc., etc. e etc. Como se quer alcançar a base primordial para a vida de todo cidadão desta forma? Educação não é uma coisa que se compra ali na esquina. Não pense que passando no final do ano está bom, porque não está.
            Imagine alguém que só estudou até o sétimo ano e depois disso largou a escola. O que essa pessoa sabe sobre o mundo? Nada.
            “Mas é vivendo que se aprende.” Discordo. Você sabe sobre o mundo onde vive? Sim ou não? Acho que a resposta é não.
            Uma aluna criou um site onde ela fez reclamações sobre sua escola e foi criticada pela direção.
            Veja o que temos aqui: uma opressão à liberdade de expressão. Acha que se ela não tivesse feito isso teria mudado alguma coisa? Não. Continuaria a mesma coisa ou talvez piorasse. E é isso que devemos fazer: nos expressar. Só assim as coisas tomarão o rumo certo.
            Voltando ao assunto, mesmo que uma escola seja formada por alunos rebeldes e completamente ignorantes, algo precisa ser feito para mudar isso. Um professor tem que entrar numa sala de aula e ser respeitado, mas também precisa fazer a sua parte, dando aulas de verdade.
            Não adianta chegar e ilustrar o quadro com palavras sem nexo e pronto, ou passar três páginas do livro para os alunos copiarem. Você concorda comigo?
            Se você é professor, dê uma aula diferente, explique a matéria com palavras fáceis, coloque piadas relacionadas ao assunto no meio, leve seus alunos para a biblioteca, lugar onde o silêncio é obrigatório, colocava um filme ou vídeo para eles verem e tirarem suas próprias conclusões, junte a turma toda para fazer alguma coisa pela escola. Seja professor.

            Saúde
            Você deve saber alguma coisa sobre saúde, não é? Hospitais sem médicos, pessoas morrendo no pronto-socorro, o de sempre.
            Mas você precisa saber mais ainda.
            Eleições. Promessas. Exigências.
            Obras, obras e mais obras. Querem construir mais não sei quantos hospitais. Por que isso se está faltando médicos?
            Numa edição de um programa da SBT, foi revelada a realidade das clínicas psiquiátricas.
            Os pacientes, que deveriam receber toda a atenção possível, são tratados como animais, ou talvez pior, vivendo em condições desumanas, ignorados até mesmo pela família. As camas não têm colchões, eles andam nus pelos corredores por falta de roupas, sentem frio.
            Os corredores estão sujos de fezes e vômitos, um cheiro insuportável que causa mal estar (para ser mais precisa, enjoo). Acredite se quiser mas, por falta do que comer, muitos pacientes se alimentam das fezes e dos vômitos, outros comem os insetos e ratos que encontram. Alguns morrem por estar com a saúde debilitada, trabalham pesado, a mando dos funcionários, que os tratam com total desprezo, só para ganharem um copo de café frio.
            Alguns apanham todos os dias, e choram muito. São humilhados. Gritam de fome. Imploram, se arrastando no chão, por um único pedaço de pão.
            Veja este vídeo: Situação de pacientes em clínica psiquiátrica
            Parece que estamos diante de um universo que esteve o tempo todo escondido diante dos nossos olhos. E é humilhante.

            Trabalho
            Quando você ou seu pai chega cansado do trabalho, sentem-se cansados devido à agitação do dia.
            Ninguém gosta de trabalhar muito para no final de tanto esforço ganhar pouco.
          Muitos trabalhadores procuram mais de um emprego só para conseguirem sustentar a família, não acho isso muito justo, já que todo trabalhador tem sonhos. Não sonham em ficar pagando contas no final do mês e sim em dar uma vida melhor para o filho ou comprar um carro para a família ou ainda em reformar a casa. É isso, não adianta pensar que o dinheiro que conseguimos com muito suor deve ir parar direto nas mãos daqueles que nem precisam de verdade.

          Está na hora de escolher de que lado você vai ficar, só deixando claro aqui, que a escolha é uma só. Escolha o seu e faça alguma coisa pelo seu país.
            Vai ficar do lado daqueles que olham de cima e ignoram os fatos ou do lado daqueles que vivenciam os fatos?

sábado, 16 de junho de 2012

As verdades que foram escondidas


            Uma das coisas que deixam o ser humano iludido é a idolatria. Quando você idolatra alguém, um ídolo, um ator, um músico, deixa de lado pequenos detalhes que, quando abertos, mostram a verdade de uma maneira que até assusta. Você acredita que John Lennon foi morto por um fã maluco e doido? Acredita que Osama Bin Laden foi o responsável pela destruição do World Trade Center? Gostaria de saber a verdade agora? Saiba antes que essa postagem foi elaborada depois de muitas pesquisas. Os fatos aqui relatados não foram tirados de sites qualquer. Só peço que, depois de ler, pare um pouco e pense na palavra Liberdade.


            Por volta de 23 horas de 8 de dezembro de 1980, o músico retornava, com sua esposa Yoko Ono, de um estúdio de gravação. Quando Lennon dava entrada em sua residência, o Edifício Dakota em Nova Iorque, um homem de 25 anos chamado Mark Chapman, que no fim da tarde do mesmo dia havia se encontrado com Lennon junto a fãs e conseguido um autógrafo de Lennon em uma capa do álbum do cantor chamado Double Fantasy, sacou um revólver e efetuou cinco disparos contra Lennon. Várias fontes afirmam que, antes de efetuar os disparos, Chapman gritou: Mister Lennon! (Senhor Lennon!), mas Chapman afirma não se lembrar de tê-lo feito. O primeiro tiro se perdeu atingindo uma janela do prédio, porém os quatro seguintes atingiram em cheio o corpo de Lennon, três deles atravessando o corpo e um deles destruindo a artéria aorta do cantor, causando severa perda de sangue, e ele caiu na recepção do hotel. O porteiro do edifício desarmou Chapman e chutou a arma para longe, e perguntou a ele: "Você sabe o que fez?". Mark Chapman respondeu calmamente: "Sim, eu atirei em John Lennon." Chapman não tentou escapar e sentou-se na calçada e esperou a chegada da polícia.

            Esse texto acima, tirado da Wikipédia, a enciclopédia livre, conta o que aconteceu com John Lennon no dia em que ele foi assassinado. Vamos parar de pensar no que aconteceu, no superficial, vamos nos aprofundar nesse assunto e refletir um pouco. Por que Mark Chapman sentou na calçada e esperou a polícia?
            John Lennon era muito conhecido e podia se comunicar com milhões de jovens através de suas músicas, então, qualquer ideia que ele impusesse sobre os jovens, seria aceita facilmente. Como o governo norte-americano achava que a “segurança da nação” estava em jogo, ele deu a John Lennon o mesmo destino de Martin Luther King e outros líderes populares do país: o extermínio.
            O programa de controle mental do serviço secreto americano estava preparando Mark Chapman, no final de 1980. Ele viajaria do Havaí para Nova York, procuraria a vítima e mataria John Lennon a sangue frio, à frente de testemunhas (Yoko Ono e o porteiro de Dakota), que o identificaram como criminoso depois. Foi Mark Chapman que disparou 5 tiros contra John, mas não foi ele quem projetou o assassinato.


            Como muitos fãs ficaram arrasados vendo o noticiário pela TV e lamentaram a morte do ídolo, não pararam para pensar um segundo em porque o assassino se sentou na calçada e esperou pela polícia. Como eu escrevi antes, ele foi preparado para isso, sabia que ia ser preso, sabia que poderia pegar prisão perpétua ou até mesmo condenado à morte. Talvez a família dele tenha sido indenizado por isso, ou ele nem tivesse família, pode até ter sofrido uma lavagem cerebral, enfim, há várias hipóteses. Mas nada descarta a afirmação de que o governo norte-americano tem muito à ver com isso.

            Agora falando de mais um assunto que deve interessar a você: Osama Bin Laden. Só quero deixar claro para você, leitor, que eu não estou defendendo nada, essa foi elaborada depois de muitas pesquisas. Qualquer coisa em que você seja contra, pode enviar seu comentário, questionar, criticar, eu sou completamente a favor da liberdade de expressão.


            Acho que todos já conhecem a história do ataque às Torres Gêmeas e ao Pentágono, que foram atingidos por aviões seqüestrados por terroristas. Foi isso mesmo? Revendo toda a história dos Estados Unidos, podemos perceber que ele têm sim motivos para colecionar inimigos, e sua história é cheia de mistérios, disso alguns sabem muito bem.
            Mas, por que um país com tecnologia suficiente para monitorar o universo, deixaria passar despercebido alguns aviões que tiraram de Nova York o complexo considerado, em 1973, época em que foi aberto, um dos mais altos do mundo?
            Osama Bin Laden, como todos acreditam foi o responsável por isso. Será mesmo?
            “Sempre que Bush precisava espalhar o medo e fazer um grande discurso, Osama aparecia e ameaçava as pessoas com uma história sobre o que ele iria fazer.” Essas palavras são de Fidel, e há um pouco de verdade por trás disso.
            Além dos aviões, as torres caíram como se antes já houvesse explosivos ali dentro, e tinha. Segundo engenheiros, o querosene saído dos aviões queima a uma temperatura de 850 graus centígrados, mas que o metal das torres, muito resistente, podia suportar calor de 1250 graus, antes de fundir. Saiba também que essa estrutura metálica, que ficava a muitos metros debaixo da terra, foi vendida depois dos ataques.
            Bush apontava que ia reforçar os ataques ao Afeganistão, ao Iraque, ao islamismo etc. Agora, por que ele mandou destruir o WTC? Simplesmente para arrecadar de volta todo o dinheiro investido na construção do complexo.
            Se isso tudo não tivesse sido planejado antes, por que haveria tantos detalhes impedindo as pessoas de acreditarem realmente que as torres desabaram por causa dos aviões?
            Mais uma coisa: não foi anunciado que a torre 7, o World Trade Center 7, um prédio de 43 andares, também caiu no fim da tarde de 11 de setembro, e o mais estranho, sem ser tocada pelos aviões.
            Osama Bin Laden foi agente da CIA e já estava morto desde 2001, quando sua voz foi ouvida pela última vez. Além de ter um estado de saúde que não lhe permitia ficar fugindo de um lugar para outro porque ele tinha que fazer hemodiálise a cada três dias.
            A WikiLeaks.org, por exemplo, deixou vazar milhares de páginas de informações sobre a guerra afegã, e elas provaram que ele era um agente da CIA.
            Como um homem pode ter sido morto em maio de 2011, se já estava morto desde 2001?
             O que Barack Obama fez, foi cobrir tudo isso com uma estória e acabar de uma vez por todas com esse assunto. Conseguiu encerrar o caso, mas não conseguiu encerrar as dúvidas que o cercam.
            O objetivo de tanto alvoroço: criar condições junto à população dos EUA para guerras contra os islamitas, transformados em representantes do Mal, e poder se apossar do petróleo do Iraque.

domingo, 27 de maio de 2012

Filosofia política


            Olá, leitor!
            O tema do blog este ano é Liberdade. E precisamos urgentemente parar para pensar e refletir sobre o mundo ao nosso redor. Nada de ficar sentado, de braços cruzados e com os pés em cima da mesa. Acorde! Precisamos fazer alguma coisa para conscientizar esta sociedade de que é hora de agir e não de ficar calado. Quanto mais o tempo passa mais pessoas parecem adentrar o mundo das drogas e nenhuma campanha descente é feita a respeito desse assunto, que parece entrar por um ouvido e sair pelo outro. Todo ano, praticamente, trabalhadores fazem greve para terem seus salários aumentados. A bebida acaba com a vida de pessoas inocentes. A poluição e a sujeira em alguns lugares são horríveis. A corrupção está cada vez maior. O preconceito e o bullying são assuntos frequentes. Será que é só isso mesmo ou tem muito mais para ser discutido? Do que adianta falar do futuro ou de que vai haver isso e aquilo? Nós já estamos no futuro!
            Será que agora caiu a ficha? Estou falando do que precisa ser melhorado no nosso país. Campanhas, protestos, nada disso ajuda se não for marcante, algo que realmente chame a atenção. Não como aqueles protestos bobos para aumento de salário e nem como aquelas manifestações extravagantes de botar fogo na cidade, como aconteceu em Londres, mas sim como os diversos protestos ocorridos no mundo que tiveram algum resultado. Eu não estou pedindo ninguém para protestar, apenas querendo chamar a atenção e dizer que a nossa voz é importante na sociedade. Assim como o seu voto, em época de eleições é importante, a sua opinião também é.
            Chega de aceitarmos calados a situação em que vivemos. Vamos olhar um pouco além do que é importante só para nós mesmos. O estádio para a copa de 2014 está sendo concluído depois de muitos conflitos. O que é mais urgente: a construção de mais um estádio ou o melhoramento das ruas, dos bairros que ainda não foram asfaltados e muitos outros problemas que precisam ser resolvidos?
            Onde é que vamos esconder toda a violência, assaltos, explosões de caixas eletrônicos, roubos, famílias sem ter onde morar porque suas casas foram alagadas, hospitais sem médicos ou em más condições, bairros sem estrutura, gente passando fome e dormindo nas ruas, salários baixos e impostos altos, etc.?
            Quando surge a oportunidade de escolhermos o que é melhor, simplesmente a desperdiçamos. A falta de participação leva à manipulação. Se não escolhemos antes a melhoria do nosso bairro, agora é tarde para reclamar.
            Tudo bem que é obrigação do estado estar a parte de tudo isso, mas o que podemos fazer para que a população volte os olhos para esses problemas é falar. E muito. O tempo todo.
            A vida é minha eu faço o que eu bem entender. Você está certo. Mas você quer continuar sendo um boneco nas mãos dos outros? Está na hora de fazer uma escolha.
            Enquanto o país procura manter uma aparência democrática, em que o povo exerce o poder, as pessoas, principalmente os jovens, estão cada vez mais afastados quando o assunto é política.
            Não vamos deixar que essa apatia política tomar conta da nossa nação! A população precisa se mover para construir uma nova sociedade! Chega de violência e medo!
            Por que eu devo me preocupar com isso?
            Porque você não é só mais um. Você é um cidadão que merece ser ouvido, mas para isso você precisa soltar a voz que está dentro de você pedindo para ser libertada.
            Não seja mais um a abaixar a cabeça para o que está acontecendo. Não pense no passado, reflita sobre o futuro, porque este depende do agora, do que você faz hoje. Faça alguma coisa por você e por todos aqueles que também querem ser ouvidos!
            Se você é mais um que quer lutar pela sua liberdade, siga este blog e passe essa postagem adiante.
Beca

sábado, 7 de abril de 2012

"Esse nem Deus afunda"





            Imagine que você esteja embarcando em um navio chique, na primeira classe. O navio está saindo de Southampton, na Inglaterra, com destino a Nova Iorque, nos Estados Unidos, ele tem 269 metros de comprimento por 28 metros de largura e carrega mais de duas mil pessoas, quem está no comando é o capitão Edward John Smith, é 10 de abril de 1912.
            Entre os dias 14 e 15 de abril o navio se choca com um iceberg, há pânico dentro do navio, são horas de terror e aflição, até que o navio começa a afundar.
            O Titanic foi um navio transatlântico e durante vários anos seus destroços foram procurados sem sucesso, mais de mil e quinhentas pessoas morreram no naufrágio. As primeiras buscas começaram em 1963 e não se sabia a localidade exata de onde o navio havia afundado. Graças às pesquisas do oceanógrafo Robert Ballard, no dia 1º de setembro de 1985 os primeiros destroços foram localizados, numa profundidade de 4 mil metros. Por quatro dias cientistas e pesquisadores tiraram cerca de vinte mil fotografias das chapas de aço do navio, de louças e outros objetos encontrados, confirmando o naufrágio da embarcação dividida em duas partes, proa e popa, as duas estavam mais ou menos a 600m de distância. Para continuar as pesquisas foram necessários submarinos especiais que conseguissem chegar às profundidades em que estavam os destroços. Para que não acontecessem roubos a equipe permaneceu em silêncio. Aos poucos outros pesquisadores foram se interessando pela missão. Com a descoberta, o local se tornou atração turística.
            Muitos acreditam que o navio afundou por causa da frase escrita em seu corpo que desfiava a Deus: “Esse nem Deus afunda”.

            Em abril o naufrágio no Titanic completou cem anos. Além de ter sido inspiração para a criação de filmes, Titanic ainda é classificado pelas pessoas como o filme mais bonito já criado.


Local onde o Titanic afundou


Foto dos destroços do Titanic

Imagem de uma banheira

Imagem do convés do navio

Os últimos minutos de vida

            As pessoas ficaram desesperadas, e para acalmá-las, o Capitão mandou a banda tocar uma música. Às 0h31, os botes começaram a ser preenchidos por mulheres e crianças primeiro, depois homens solteiros e casais. Às 0h45, o Capitão Smith manda disparar os foguetes de sinalização. Às 1h25 a inclinação do convés fica maior, ordens são dadas para que os botes desçam mais cheios, faltando pouco mais de dois botes para deixar o navio, os passageiros da terceira classe são liberados. Às 2h05, é arriado o último bote salva-vidas. Às 2h10, é enviado o último sinal pelos telegrafistas. O Capitão Smith ordena “Cada um por si” e depois disso não é visto por mais ninguém.
            As luzes do navio piscam e depois se apagam, as chaminés não aguentam a pressão e se quebram, esmagando dezenas de pessoas. A inclinação do navio chega a 35° e a água gélida avança arrastando tudo o que há pela frente. A popa do Titanic sobe e se desprende da proa e mergulha nas profundezas.
            Dos botes, os passageiros assistem as sombras do navio mergulhando para sempre no oceano, só se ouvem os gritos de pavor e pânico no meio da escuridão.
          O Titanic ficou conhecido como símbolo de uma das maiores tragédias marítimas da História. O Capitão Smith e o engenheiro-chefe Thomas Andrews permaneceram no navio.

Ilustração do Titanic afundando, por Willy Stöwer

Capitão Edward John Smith

Uma trágica história


            O Titanic foi construído para ser inafundável, foi um grande choque para muitos o fato de que, apesar da avançada tecnologia e experiente tripulação, o Titanic além de afundar levou consigo mais de mil e quinhentas pessoas.

A grande escadaria da primeira classe
            O Titanic superou todos os seus rivais em termos de luxo, o que envolvia móveis caros e a decoração. Para sua viagem inaugural, o Titanic carregava vinte botes de três tipos diferentes.
            Um monumento foi feito um monumento em Washington em homenagem às vítimas do Titanic. Somente nos finais de 1970 um empresário norte-americano patrocinou diversas expedições para tentar localizar os destroços do navio.

Monumento em homenagem às vitimas do Titanic


            Existe um livro, escrito por Morgan Robertson (1861-1915), que se chama Futilidade (Original: Futility, or the Wreck of the Titan). O livro foi escrito 14 anos antes do tragédia com o Titanic e narrava a história de um navio de nome Titan, considerado indestrutível, que em uma noite fria de Abril – como ocorreu com o Titanic - choca-se com um iceberg e afunda. O mais assombroso é que tanto o número de mortes referido na história, como a capacidade do navio fictício, e a maioria das características técnicas do Titan eram exatamente iguais às do Titanic. Para muitos, não passou de uma estranha e arrepiante coincidência e, para outros, terá sido uma premonição e, consequentemente um aviso deixado por Morgan sobre o desastre.
            O filme mais visto é Titanic, de 1997, dirigido por James Cameron e estrelando Leonardo Di Caprio e Kate Winslet.
               Espero que tenham gostado da postagem.

Cena mais conhecida do filme Titanic


Beca

domingo, 18 de março de 2012

Ser livre



            Se um professor pede aos alunos para escreverem um poema, quase todos escrevem, pois há aqueles que não conseguiram escrever e aqueles que escreveram, mas não gostaram muito.
            A situação aperta quando o professor manda todo mundo ler o poema que fez. A questão é o seguinte, você pode escrever um texto e ler para todos ouvirem, mas um poema... Isso é meio pessoal. Um poema sempre expressa o que o poeta está sentindo ou o contrário, então, não adianta querer que alguém leia um poema em público, a não ser que esse poema não seja da pessoa.
            Bom, eu preparei vários temas legais para este ano, as postagens estarão mais relacionadas ao universo da arte, prepare-se para ler lindos textos, poemas e frases aqui. Vamos lá.

            Liberdade é uma coisa que desperta no ser humano quando ele chega à adolescência. É como se saíssemos de dentro de um mundo para conhecer o universo que nos rodeia. Ser adolescente é querer liberdade, mas não adianta ter liberdade sem responsabilidade.

Liberdade... liberdade... liberdade...
Esse é o primeiro grito que brota
dentro do peito de um adolescente.

Maria Alice do Nascimento, O diário de Marcos Vinicius

            Quando falamos em liberdade algumas pessoas logo pensam que se trata de poder sair e comprar tudo o que tem direito, mas, se ser livre é fazer o que quer, porque existem alguns sacrifícios que precisam ser feitos? Ser livre é não só fazer o que se quer, mas também o que se pode fazer, tomando cuidado com as consequências.

Iniciação

Do beiral,
o pombo novo
perscruta o horizonte.

A liberdade assusta
o seu dom recente de alar-se.

Helena Kolody, Sempre Palavra

            Tem gente que tem um pouco de medo da liberdade, mas será mesmo que não precisamos ter medo dela? Refletir sobre as surpresas que a liberdade traz é algo que todos deveríamos fazer.

Todos sonham
com uma vida livre.
Sem regras,
sem “podes e não podes”,
sem “nãos”.

Quantos “nãos”
você já ouviu
em sua vida!
E quantos mais
Certamente
ouvirá!

Esta liberdade sonhada
não lhe será oferecida
como um presente,
mas sim como um direito
a ser conquistado
durante toda a sua vida.

Hermínio Sargentim

            A liberdade nada mais é do que um direito de todos, esse poema por si só já diz tudo.

A liberdade
é a possibilidade de duvidar,
a possibilidade
de cometer um erro,
a possibilidade
de procurar e experimentar...

Ignazio Silone, O Deus que falhou

            Se não fosse essa “liberdade”, que eu vou chamar aqui de ousadia, não haveria revolução no mundo, seríamos os mesmos se algumas pessoas não tivessem a ousadia de enxergar mais longe. Exemplo disso são as invenções. Se não houvesse ousadia, não haveria nada de novo, nada para fazer a humanidade crescer e evoluir, de nada adiantaria sermos dotados de inteligência.

— Meu nome é Liberdade, menino.
— A senhora tem um nome muito bonito.
— Não me chame de senhora.
Me chame de você. Eu sou você.

Lêdo Ivo, O menino da noite

Basta!

Agora chega!
Chega de obedecer,
e de ficar calado.
Chega de ter que fazer
tudo que eu não quero
e acho errado!
Agora chega!
Chega de comer pepino
e de engolir ovo quente,
chega de dormir cedo
e acordar mais cedo ainda,
chega de visitar a avó,
a tia, a prima, o padrinho...
Chega de prestar contas
do banho tomado,
da roupa escolhida,
do uniforme da escola,
da nota da prova,
de cada segundo,
de cada respiro!
Chega, chega... e chega!
Liberdade ainda que tarde!
Independência e morte!

Manhêêêê!
Onde está a minha roupa de goleiro?
Paiêêêê!
Quero o dinheiro da minha mesada!

Carlos Queiroz Telles, Sementes de Sol

       E você, o que tem a dizer sobre liberdade?

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Cirque du Soleil

















    
        Suas apresentações impressionam pelas cores e por serem originais e próprias, mas como todo circo tem como principal elemento a alegria. O Cirque du Soleil, em francês Circo do Sol, foi criado pela entusiasta das artes circenses, Madame Alice Canton. Ele foi fundado em 1984, em Quebec, sobre a comemoração do 450º aniversário da descoberta do Canadá pelo explorador francês Jaques Cartier (1491-1557). Em 2000, Guy Laliberté comprou a parte do circo referente a Gauthier, que deixou a campanha. O Cique du Soleil é dirigido, atualmente, por Guy Laliberté, proprietário de 95% do patrimônio do Cirque. Le Grand Tour du Cirque du Soleil fez grande sucesso em 1984, e depois de dois anos de fundação, Laliberté contou com a ajuda de Guy Caron, do National Circus School, para criar a arte circense de modo particular. Cada espetáculo do Cirque du Soleil é a síntese da inovação do circo, assim como vestuário próprio e música ao vivo, como eu disse inicialmente. O Cirque expandiu rapidamente, passou a ter 73 artistas em 1984, para mais de 3500 empregados, em mais de 40 países com 15 espetáculos apresentados simultaneamente e com lucro anual estimado em US$600 milhões. Cada ato e apresentação do Cirque du Soleil é impactante e emociona, não é à toa que ele ganhou várias premiações.

A história do circo

            Guy Laliberté, fundador do Cirque du Soleil, iniciou uma turnê pela Europa como músico e artista de rua, quando retornou ao Canadá, em 1979, aprendeu a arte de cuspir fogo. Ficou empregado em um projeto de construção de uma hidroelétrica por três dias. Ajudou a organizar um bazar de verão, junto com seus amigos Daniel Gauthier e Gilles Ste-Croix. Os dois estavam coordenando um albergue de artistas performáticos, chamado Le Balcon Vert. Em 1979, Ste-Croix decidiu realizar uma turnê com seu grupo, mas apesar do talento dos artistas, eles não tinham fundos para tornar o projeto realidade. O grupo decidiu convencer o governo de Quebec a financiar o projeto. Os três criaram o Les Échassiers de Baie-Saint-Paul. Empregaram diversos artistas e fizeram uma excursão por Quebec durante o verão de 1980. Eles foram muito bem recebidos pelo público em geral, mas, porém, Les Échassiers foi um fracasso. No outono de 1981, os fundadores da trupe conseguiram melhores resultados, o que inspirou Laliberté e Ste-Croix a organizarem uma feira em Baie-Saint-Paul. Esse festival denominado La Fête Foraine, ofereceu oficinas para ensinar a arte circense ao público. Os próprios habitantes barraram o festival. Em 1983, o governo de Quebec fez uma doação de US$ 1,5 milhão para que o grupo organizasse uma produção no ano seguinte como parte das comemorações do 450º aniversário de Quebec. Laliberté chamou sua criação de  Le Grand Tour du Cirque du Soleil.
            A primeira apresentação ocorreu mediante a inúmeras dificuldades, usando uma tenda emprestada, Laliberté teve que lidar com a insatisfação dos artistas europeus pela inexperiência do circo de Quebec. Mas os problemas foram resolvidos e o Le Grand Tour du Cirque du Soleil foi um sucesso.
Laliberté deu passos para renovar o Cirque. Ele contou com a ajuda de Guy Caron, do National Circus School, como diretor artístico do Cirque du Soleil. Ambos queriam uma música forte e emocionante do início ao fim do espetáculo, além de contar uma história durante as apresentações e trazer o espectador o mais próximo da performance.
            Em 1986, a companhia passou por vários problemas financeiros, mas diversos fatores impediram a falência do circo nesse ano.

Um verdadeiro espetáculo

            O Cirque du Soleil tem sido descrito como um “circo moderno”, cheio de histórias e cujo os shows não utilizam animais. Além dos espetáculos que rondam o mundo, há os fixos em Orlando e Las Vegas. Composto por artistas de mais de 40 nacionalidades, o elenco sofre influência do teatro mambembe, do próprio mundo circense, da ópera, do balé e também do rock.
            Há contorcionismo, malabarismo, palhaços e trapezistas, todos com roupas coloridas e maquiagem, o que demonstra traços medievais e barrocos.
            O mais legal de tudo e que dá mais originalidade ao Cirque é que eles fazem uso da música ao vivo e a língua falada durante o espetáculo é o Cirquish, um dialeto imaginário criado pela companhia.
            A trupe do circo é hoje membro da Calçada da Fama do Canadá. Os compositores mais requisitados das trilhas sonoras do Cirque são René Duperé, Benoit Jutras, Violaine Corradi.

Saiba mais sobre o Cirque du Soleil

            Caso todas essas informações não tenham sido suficientes para você, saiba mais no website do Cirque: www.cirquedusoleil.com, mas antes de clicar neste link, caso você tenha a curiosidade de saber como são as apresentações do circo e, infelizmente, não foi na apresentação que ocorreu no dia 19 de Janeiro, em Belo Horizonte, ao menos veja um vídeo que teve como tema Alegría.



Beca