Em 1961 foi construído pelo governo do setor oriental o muro de Berlim, que se tornou o símbolo máximo da guerra fria. O motivo pelo qual o muro foi construído se deve ao fato de milhares de alemães orientais migrarem para Berlim Ocidental na esperança de ter uma vida melhor na Alemanha capitalista, que passava por um desenvolvimento econômico. A circulação dos habitantes entre as duas cidades passou a ser proibida desde o começo da construção do muro a partir de 13 de agosto de 1961.
Mas, antes da construção do muro, um soldado oriental, em vez de evitar a fuga dos compatriotas, pulou a cerca de arame farpado e fugiu para o Oeste. Essa cena virou uma foto famosa.
O muro de Berlim era um obstáculo de mais de 160 km, com cercas de arame farpado, cães, bunkers com soldados, valetas antitanques e alambrados. O muro permaneceu erguido por quase trinta anos, e centenas de pessoas foram fuziladas e eletrocutadas ao tentar atravessá-lo.
Em homenagem às vítimas que tentaram atravessar o muro |
Com a ausência de homens, após a guerra, as mulheres é que iniciaram a reconstrução de Berlim.
OBS.: Mais de 50 milhões de pessoas morreram na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), que envolveu dois grandes blocos de países: Os Aliados, liderados por França, Reino Unido, Estados Unidos e União Soviética, e o Eixo, composto por Alemanha Itália e Japão. Esse conflito, vencidos pelos Aliados, foi o mais violento do século XX.
Foram os Alemães que começaram a derrubar o muro de Berlim em 9 de novembro de 1989.
Beca
“Não sei como será a terceira guerra mundial, mas a quarta será a paus e pedras.”
Albert Einstein
Precisamos informar aos neo - socialistas das universidades federais do BR que quem derrubou o muro de Berlim foi 'quem' estava do lado comunista que queria se libertar da 'prisão' comunista (socialista... é a mesma coisa). Não foram 'os' do capitalismo, eles viviam muito bem obrigado. Os socialistas de hoje, daqui, querem 'empurrar' os brasileiros para essa armadilha. Vão vocês podem ir prá Cuba, Venezuela e nos deixem viver em paz com o nosso regime CAPITALISTA e DEMOCRÁTICO.
ResponderExcluirLuis Gomes.